Pratylenchus brachyurus: o nematoide das lesões radiculares

Pratylenchus brachyurus é um problema a nível mundial para diversas culturas de interesse agronômico, como soja, milho, cana-de-açúcar, algodão, tabaco e café. Existem mais de 70 espécies do gênero e no Brasil a que detém o maior destaque é a espécie Pratylenchulus brachyurus (GOULART, 2008).

Vamos entender como esse fitonematoide afeta as principais culturas de interesse econômico, fatores de disseminação e possíveis métodos de controle. Acompanhe!

Índice

Fatores que favoreceram o Pratylenchus brachyurus

Nem sempre os danos causados por esse nematoide foram tão significativos. Atualmente, ele está bastante presente na região do Cerrado brasileiro, e dentre os fatores que podem ter favorecido isso, está a intensificação dos cultivos nessa importante região agrícola brasileira, com até 3 safras anualmente.

Outras condições, como ausência de rotação de culturas, rotação ou sucessão com culturas hospedeiras de nematoides, solos compactados, solos arenosos, desbalanço nutricional, entre outras condições, podem elevar a incidência destes pequenos vermes.

Como se tratam de organismos migradores, ficam em constante movimento no solo até encontrarem raízes de culturas hospedeiras e as maiores densidades populacionais podem ser encontradas no início do ciclo das culturas.

Como o Pratylenchulus brachyurus ataca as plantas

Os danos mecânicos são causados com o estilete bucal para se alimentar das raízes e após a entrada, os danos também são causados com a movimentação dentro das raízes, no córtex-radicular. Os danos causados por toxinas desencadeiam a degradação enzimática das paredes celulares vegetais.

aab12105 fig 0001 m 1024x725 - Pratylenchus brachyurus: o nematoide das lesões radiculares
Figura: Danos causados por Pratylenchus sp. nas raízes das plantas. Fonte: Jones, 2014.

Nível de dano

Os danos são medidos de acordo com a combinação de três aspectos da área. Primeiro aspecto é a densidade populacional de nematoides na área, segundo aspecto é a suscetibilidade ou nível de tolerância da planta e o terceiro aspecto são as condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento.

Os prejuízos também são influenciados pela junção dos três fatores citados com a dependência que determinadas especiés de nematoides apresentam perante as condições ambientais favoráveis. O Pratylenchulus brachyurus está inserido neste contexto, há alguns anos atrás ele era tido como um nematoide secundário e passou a ser um dos principais problemas para os produtores principalmente na região centro-oeste brasileira.

Identificação dos sintomas

Como os sintomas não são específicos, como o nematoide de cisto da soja (Heterodera glycines) e nematoide das galhas (Meloidogyne sp.), os danos podem ser confundidos com doenças de solo e até mesmo deficiência nutricional e déficit hídrico. Os principais sintomas são lesões radiculares e em reboleiras, é possível observar que as plantas ficam com porte menor, contudo continuam verdes.

As raízes das plantas atacadas por P. brachiurus ficam escurecidas parcialmente ou em toda extensão, provavelmente em decorrência das toxinas que são injetadas.

Design sem nome 35 1024x576 - Pratylenchus brachyurus: o nematoide das lesões radiculares
Figura: Sintoma característico do Pratylenchus brachyurus. Fonte: Leila Miranda.

Interações com outros microrganismos

Além da ação espoliadora e mecânica, esse nematoide causa ferimentos nas raízes os quais favorecem a entrada de fungos e bactérias oportunistas, potencializando os danos e levando à diminuição da produtividade e favorecendo murchas, necroses e podridões. Um bom exemplo é a interação entre nematoides e fusarium. Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui!

Como controlar o Pratylenchus brachyurus

O primeiro passo para o sucesso no controle é realizar a correta identificação e monitoramento deste fitonematoide. Acompanhe a seguir algumas estratégias de

Rotação de culturas e plantas antagonistas

Em locais de alta incidência, é necessário utilizar espécies não hospedeiras ou resistentes a nematoides, como é o caso de algumas espécies de crotalária que apresentam o fator de reprodução (FR) abaixo de 1,0 (FR<1) que são indicadas para semeadura.

Na cultura de interesse econômico, por exemplo a soja, é aconselhável o uso da cultivar mais resistente sempre precedido de, pelo menos, um ano de rotação com uma espécie vegetal não hospedeira (DIAS et al., 2010).

crotalaria - Pratylenchus brachyurus: o nematoide das lesões radiculares
Figura: Crotalária spectabilis. Fonte: Atto Sementes.

Maquinários e equipamentos

A limpeza de maquinários e equipamentos é importante para minimizar a disseminação na propriedade. Normalmente, o P. brachiurus consegue se movimentar até 2,0m a partir da rizosfera, essa distância é aumentada com a movimentação de máquinas e equipamentos. Uma questão recorrente é a grande demanda de atividades em um curto período de tempo. Caso não haja a correta limpeza, é recomendado primeiro realizar as operações nas áreas sem incidência de nematoides e posteriormente nas áreas infestadas. Essas medidas não apresentam custo ao produtor e muitas vezes são negligenciadas.

Manejo integrado de nematoides

O manejo integrado de nematoides consiste em utilizar uma combinação de estratégias visando eficiência no controle. Além das estratégias citadas acima, provavelmente será necessário o uso de defensivos. Os defensivos químicos, apesar de serem os mais conhecidos, podem não ser a escolha mais eficiente. O mercado de nematicidas biológicos está cada vez mais aquecido e entregando ótimos resultados de controle.

Banners AgroinovadoresModelo por produto paladyo - Pratylenchus brachyurus: o nematoide das lesões radiculares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo