Trichoderma: benefícios e modos de ação

O uso de agentes biológicos de controle, como o Trichoderma está crescendo exponencialmente na agricultura brasileira. Esses produtos apresentam diversas vantagens. Além de atuarem de forma específica nos organismos alvo, promovem o equilíbrio no sistema. Dessa forma, as chances de doenças e pragas causarem danos aos cultivos são reduzidas.

Um desses agentes é o Trichoderma. Bastante utilizado na agricultura brasileira, atua de forma eficiente no controle de doenças. Seu uso pode estar associado a outros tipos de manejo e produtos, contribuindo para o manejo integrado de pragas.

Nesse artigo, separamos as principais informações sobre o uso do fungo. Vamos a leitura?

Índice

O que é Trichoderma?

São fungos saprófitas, ou seja, se alimentam de substâncias orgânicas presentes no solo. Apresentam uma rápida reprodução, que contribui para uma longa vida no campo. Em geral, são encontrados livremente em regiões de clima temperado e tropical. Por isso, podem se desenvolver em todas as regiões brasileiras agricultáveis.

image 12 - Trichoderma: benefícios e modos de ação
O fungo Trichoderma é um importante aliado no controle biológico de doenças.
Nas fotos, é possível ver seu desenvolvimento em laboratório.
Fonte: Divulgação Embrapa

O fungo é considerado um importante agente de controle biológico. Para o produtor, atua como um grande aliado no controle de doenças, sem causar danos à saúde humana, animal ou para as plantas.  Podem apresentar cores variadas, dependendo do substrato que colonizam, como verde, amarelo, creme ou marrom. A temperatura ideal para seu desenvolvimento é entre 25ºC a 30ºC.

Modo de ação do Trichoderma

A forma de atuação do fungo é a através do parasitismo. Eles penetram no patógeno e ali se alimentam dos nutrientes disponíveis. Além disso, produzem enzimas que danificam a parede celular do hospedeiro e reduzem sua resistência. Sem defesas, o fungo continua se desenvolvendo, eliminando o hospedeiro. 

image 13 - Trichoderma: benefícios e modos de ação
Fungo Trichoderma (em verde) se desenvolvendo no solo
Fonte: Forestry Images

A alta capacidade de parasitar fungos patogênicos contribui para que a comercialização dos fungos Trichoderma sejam uma excelente ferramenta de manejo de doenças. Atualmente as espécies registradas para uso na agricultura são: Trichoderma harzianum, Trichoderma asperellum, Trichoderma koningiopsis e Trichoderma stromaticum

Benefícios do uso

Além do controle de patógenos, o fungo Trichoderma traz diversos outros benefícios para o cultivo. Um deles é a ligação direta do fungo com a mortalidade de nematoides e inibição da eclosão dos organismos juvenis dessa praga. 

Conheça outros benefícios de seu uso:

  • Melhoria da estrutura do solo;
  • Produção de fitohormônios que contribuem com o crescimento radicular das plantas;
  • Melhoria da assimilação de nutrientes pelas plantas;
  • Aumento da resistência da planta diante de estresses hídricos;
image 14 - Trichoderma: benefícios e modos de ação
 O uso de Trichoderma traz diversos benefícios para a agricultura. Mas é importante que o agricultor realize o manejo da forma correta. 
Fonte: Terra Magna
Congregga - Trichoderma: benefícios e modos de ação

Cuidados na aplicação do Trichoderma

Produtos à base desse fungo podem ser aplicados por meio de tratamento de sementes, com excelentes resultados. Além de protegerem a semente contra patógenos atuam de forma benéfica na germinação das sementes e crescimento das plântulas. 

No entanto, a aplicação também pode ser realizada no sulco do plantio ou com barra total. Nesse caso, o uso desse fungo deve ser feito de forma preventiva, principalmente em áreas que apresentem histórico de doenças fúngicas e nematoides patogênicos. 

É importante que o uso de produtos à base desse fungo estejam livres de contaminantes.  Dessa forma, o fungo consegue se multiplicar de forma satisfatória, evitando a multiplicação de organismos maléficos. 

Para a aplicação, as condições ideais de temperatura ficam em torno de 28ºC e umidade alta em até 95%. Essas condições favorecem o desenvolvimento do fungo, aumentando a porcentagem de sucesso no uso do produto.

Conclusão

O uso de Trichoderma se tornou uma das principais formas de controle alternativo aos patógenos existentes no solo. Dessa forma, seu na agricultura tem apresentado um grande crescimento. Conhecer as espécies mais adequadas ao seu cultivo, o uso e aplicação corretas são fundamentais para o sucesso do uso desse fungo benéfico. O controle biológico é uma realidade na agricultura atual e contribui para uma produção mais sustentável e rentável. 

Referências

Louzada, G. A. S. et al. Potencial antagônico de Trichoderma spp. originários de diferentes agroecossistemas contra Sclerotinia sclerotiorum e Fusarium solani. Embrapa Arroz e Feijão-Artigo em periódico indexado (ALICE), 2009.

Mastouri, Fatemeh, Thomas Björkman, and Gary E. Harman. 2010. “Seed Treatment with Trichoderma harzianum Alleviates Biotic, Abiotic, and Physiological Stresses in Germinating Seeds and Seedlings.” Http://Dx.Doi.Org/10.1094/PHYTO-03-10-0091 100 (11): 1213–21. https://doi.org/10.1094/PHYTO-03-10-0091.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo