Plantas de Cobertura podem otimizar sua produtividade

Dentro do sistema plantio direto (SPD) a adoção do uso de plantas de cobertura do solo é uma peça fundamental. Essas plantas possuem a função de cobrir o solo integrando e melhorando o manejo das culturas. Tudo isso associado a sistemas de produção conservacionistas melhorando o manejo entressafra. 

Conhecendo a importância do manejo do solo e da proteção do solo, separamos nesse material valiosas informações sobre o uso dessas plantas. Mas fomos além, trouxemos os aspectos do uso dessas plantas em forma de mix, e como esse manejo otimiza a produção e contribui para ganhos de produtividade. 

Índice

Conheça as plantas de cobertura

As plantas de cobertura têm a finalidade de cobrir o solo e protegê-lo contra processos nocivos como erosão e lixiviação. Apesar deste ser o papel principal, essas espécies de plantas também podem ser utilizadas para pastoreio, produção de grãos e sementes, silagem, dentre outros.  Também, por serem utilizadas na entressafra, as plantas servem como palhada no sistema plantio direto para a próxima safra. 

Quando corretamente utilizadas, as plantas são uma excelente estratégia para melhoria dos aspectos físicos, químicos e biológicos do solo. Contribuem também para o aumento da matéria orgânica do solo que é fundamental para a melhoria da fertilidade do solo. 

image 9 - Plantas de Cobertura podem otimizar sua produtividade
O uso de culturas de cobertura contribui para a melhoria da qualidade do solo e reduz perdas. 
Na foto, podemos observar um mix de espécies de cobertura.
Fonte: Divulgação Elevagro.

Benefícios do uso de plantas de cobertura

Como já citado, os benefícios do uso dessas plantas vão além de cobrir a superfície do solo. Existem múltiplos benefícios associados ao seu uso, todos contribuindo para a saúde do solo. Abaixo, separamos as principais contribuições do uso das plantas no solo:

  • Melhoria dos componentes físicos, químicos e biológicos do solo: esses aspectos são fundamentais para o funcionamento do solo como um ecossistema vivo.
  • Controle da erosão: através da redução do impacto das chuvas, redução da enxurrada e aumento da resistência do solo à degradação. 
  • Auxílio na regulação térmica do solo: contribuindo para um melhor funcionamento das raízes e metabolismo das plantas.
  • Redução da evaporação: contribuindo para manutenção de um sistema mais equilibrado para o desenvolvimento das plantas. 
  • Controle de plantas invasoras: atuam como barreira física contra emergência de plantas daninhas e reduzem a disponibilidade de luz, água e nutrientes para as invasoras. 
image 10 - Plantas de Cobertura podem otimizar sua produtividade
Benefícios associados ao uso de plantas de cobertura no solo
 através do uso de plantas de cobertura.
Fonte: Divulgação Embrapa

Mix de plantas de cobertura são uma boa opção?

É importante que o uso das plantas de cobertura seja adaptado às necessidades da área cultivada. Uma das estratégias para otimizar resultados é através do uso de plantas de cobertura em mix. Ou seja, realizar uma mistura de plantas com uso de espécies de gramíneas, crucíferas e leguminosas.

Essa mistura pode tornar a safra posterior muito mais vantajosa, além de contribuir diretamente para a adubação verde. Isso ocorre, pois, diferentes espécies apresentam diferentes hábitos de crescimento, desenvolvimento radicular, composição nutricional e floração. 

A mistura de plantas proporciona diversos benefícios como liberação escalonada de nutrientes; cobertura do solo por um maior período de tempo; material rico e diversificado contribuindo para o aumento do teor de matéria orgânica no solo; cobertura permanente através de raízes diversificadas; maior ciclagem de nutrientes, alta produção de matéria seca em curto espaço de tempo; dentre outros.

Institucional - Plantas de Cobertura podem otimizar sua produtividade

Espécies de plantas de cobertura para otimizar a produtividade

Como já percebemos, o mix de plantas traz diversos benefícios para o cultivo. No entanto, é necessário conhecer as espécies mais indicadas para esse manejo. É sempre importante, que ao realizar o planejamento de semeadura deve-se incluir três espécies de plantas:

  • Gramíneas: aveia, centeio, azevém, milheto, sorgo.
  • Leguminosas: ervilhaca, mucuna, feijão de porco, crotalária.
  • Crucíferas: nabo forrageiro, rabanetes e demais espécies do grupo.
image 11 - Plantas de Cobertura podem otimizar sua produtividade
Espécies de plantas de cobertura e seus benefícios.
Fonte: Ademir Calegari, 2016

Também é importante estar atento à época de plantio. Plantas como aveia, centeio e azevém devem ser cultivadas no inverno. Já milheto, mucuna, crotalária devem ser cultivadas no verão. Fique atento às recomendações técnicas. 

Conclusão

Nesse artigo, conhecemos alguns aspectos relacionados ao uso de plantas de cobertura em mix. Fazer uso de manejos inovadores e regenerativos contribui para a melhoria do solo e da produtividade. Fique atento às novidades do setor e utilize o manejo mais adequado para a realidade de sua produção. 

Referências

Ademir, C. Plantas de Cobertura – Manual Técnico. Edição 2. Projeto Solo Vivo. Disponível em: <http://www.ecoagri.com.br/web/wp-content/uploads/Plantas-de-Cobertura-%E2%80%93-Manual-T%C3%A9cnico.pdf>

Banck, A.R. Características produtivas e valor nutricional da aveia preta (avena strigosa schreb.) e ervilhaca comum (vicia sativa l.) em diferentes níveis de semeadura (Monografia de TCC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2011. 27 p. 

Oliveira, L.E.Z. Plantas de cobertura: características, benefícios e utilização (Monografia de TCC), Universidade de Brasília, Brasília, 2014. 63 p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo