Aminoácidos: conheça os benefícios de seu uso na agricultura

A produção agrícola mundial requer cada vez mais, uma melhoria constante do processo produtivo e aumento de produtividade. No entanto, também existe o aumento da busca por tecnologias mais sustentáveis e regenerativas para produção, como os aminoácidos. 

Nesse aspecto, o uso dos aminoácidos se soma a outras tecnologias visando ganhos de produtividade e redução de custos. Essas substâncias podem ser utilizadas no aumento da eficiência do uso de fertilizantes.

O uso de aminoácidos na agricultura ainda é cercado de muitas dúvidas. Por isso, separamos neste material, as principais informações sobre o assunto. É importante que os produtos conheçam as biotecnologias disponíveis no mercado para que possam tomar as melhores decisões.  

Volt - Aminoácidos: conheça os benefícios de seu uso na agricultura

Índice

O que são aminoácidos?

São compostos químicos responsáveis pela formação de proteínas. São moléculas formadas por um Carbono (C) central ligado a um grupamento Carboxila (COOH), um grupamento Amino (NH2), um átomo de Hidrogênio e um grupamento R.

De forma geral, as plantas sintetizam naturalmente cerca de 20 aminoácidos que podem ser encontrados nas proteínas. Sendo que as mais importantes são o glutamato, fenilalanina e o aspartato. Os aminoácidos têm potencial de aumentar a eficiência do uso de fertilizantes e aumentar a produção e resistência ao estresse causado por temperatura e déficit hídrico.

Importância dos aminoácidos para as plantas

Os aminoácidos são ingredientes fundamentais no processo de síntese proteica. Podem influenciar direta ou indiretamente as atividades fisiológicas da planta. Atuam na potencialização da síntese de proteínas e na eficiência da planta contra estresses abióticos que afetam a lavoura. 

Os aminoácidos também impactam diretamente na resistência das plantas contra pragas e doenças, e no aumento do potencial produtivo. Apresentam a vantagem em atuar na redução do estresse hídrico, aumento da produção, economia no uso de defensivos agrícolas. Também atuam diretamente na síntese da clorofila e promoção da fixação de nutrientes como o nitrogênio.

image 5 - Aminoácidos: conheça os benefícios de seu uso na agricultura
Atuação dos aminoácidos nas plantas.
Fonte: Revista Cultivar

Tipos de aminoácidos: Glutamato

São aminoácidos que atuam na síntese da clorofila. Dessa forma, tornam a fotossíntese vegetal mais eficiente e aumentam as reservas de carboidratos disponíveis para as plantas. Impactam diversos processos metabólicos a partir dessa relação. Além disso, o glutamato participa da formação dos aminoácidos arginina, glutamina e prolina, fundamentais para processos que impactam o aumento de produtividade das plantas.

image 6 - Aminoácidos: conheça os benefícios de seu uso na agricultura
Importância do glutamato para as plantas.
Fonte: Portal Agrotécnico

Tipos de aminoácidos: Fenilalanina

Atua diretamente na síntese de lignina, taninos, flavonoides e formação de ácido salicílico. Um exemplo da importância dessa substância é a atuação no aumento da resistência das plantas. Também através do ácido salicílico, a planta adquire aumento da resistência aos patógenos. A fenilalanina ainda é precursora na produção de importantes metabólitos como secundários como:

  • Ligninas: compostos que conferem a formação de caules lenhosos e atuam como barreira contra a penetração de patógenos e contra a perda d’água interna das células vegetais.
  • Antocianinas: proporcionam a cor das flores e frutos, atuando também como protetores das células.
  • Taninos: compostos que agregam qualidade na produção de frutos de diversos cultivos, principalmente dos vinhedos.
image 7 - Aminoácidos: conheça os benefícios de seu uso na agricultura
Importância da fenilalanina glutamato para as plantas.
Fonte: Portal Agrotécnico

 

Tipos de aminoácidos: Aspartato

 É o precursor da biossíntese de diferentes aminoácidos e metabólitos derivados importantes no crescimento, reprodução, desenvolvimento ou defesa das plantas. A aplicação dessa substância durante e após as condições de estresse fornece às plantas aminoácidos que são diretamente relacionados à fisiologia do estresse. Por isso, atuam diretamente na prevenção e recuperação das plantas.

image 8 - Aminoácidos: conheça os benefícios de seu uso na agricultura
O aspartato atua diretamente no crescimento e desenvolvimento das plantas.
Fonte: Divulgação Aegro

Conclusão

Ao longo do texto é possível perceber a importância dos aminoácidos para as plantas. Sua absorção pelas raízes irá impactar importantes processos primários e secundários das plantas. 

Os aminoácidos podem ser requeridos em diferentes quantidades e em diferentes estágios de desenvolvimento da planta. Por isso, o fornecimento dessas substâncias suplementa a deficiência de proteínas nas plantas e tem resultados diretos na produtividade.

Referências

CANTO NETO, B.L.; LUZ, P.H.; VITTI, G.C.; MARCHIORI, L.F.S. Aplicação de macronutrientes e aminoácidos na cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 9., 2001, São Paulo. Agropecuária, ciências biológicas: resumos… São Paulo: USP, 2001. 1 CD-ROM.

CODA. Nutrição vegetal: catálogo geral. Petrolina: Compañia de Agroquímicos, 2000. 11 p.

JEPPSEN, R.B. Characteristics of the metal amino acid chelates and their role in foliar absorption by plants. Dissertation Abstracts, Ann Arbor, v. 32, n. 129, p. 16, 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo