Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas

O uso de fungos entomopatogênicos, como o Metarhizium anisopliae, é uma realidade para o controle de diversas pragas no Brasil. Esse tipo de produto permite a perpetuação do fungo no ambiente, aumentando sua dispersão e a sobrevivência no campo.

No entanto, é fundamental que os produtores conheçam sua ação, assim como as pragas que podem ser combatidas com esse biológico. 

A tecnologia de controle de pragas com bioprodutos precisa ser amplamente conhecida, para ser utilizada da melhor forma. Por isso, separamos os principais pontos sobre uso de Metarhizium anisopliae: para você não errar no manejo.

Índice

O que são fungos entomopatogênicos?

São microrganismos capazes de colonizar diversas espécies de pragas, causando sua morte, ou interferindo na alimentação e reprodução. Estão presentes em muitas culturas infectando pulgões, moscas brancas, cigarrinhas, besouros, tripes e ácaros pragas. 

Esses fungos atuam principalmente infectando a praga e induzindo a redução da alimentação do hospedeiro. Assim, o inseto não consegue se desenvolver, seus movimentos ficam lentos, seu corpo incha e morre.

De forma geral, os fungos entomopatogênicos existem naturalmente na natureza. Mas seu uso vem crescendo através de aplicações por produtos biológicos formulados. São ótimos agentes de controle, com menor impacto ao meio ambiente, menor custo e alta eficiência.  Utilizar fungos para controle de pragas é uma excelente alternativa de manejo. 

Uma importante espécie de entomopatogênico é o Metarhizium anisopliae, vamos conferir mais sobre ele a seguir.

Qual a atuação do Metarhizium anisopliae

O fungo Metarhizium anisopliae é considerado um organismo benéfico, capaz de reduzir a população de uma praga.  Ainda pode auxiliar em processos metabólicos das plantas. É um dos mais eficazes controladores biológicos principalmente no cultivo de cada de açúcar e pastagens. 

O fungo age por contato, entretanto a morte do inseto se dá pela infecção generalizada causada pelo entomopatogênico. É um produto ideal para ser utilizado no manejo integrado de pragas e doenças (MIP), pois preserva os inimigos naturais e possui fácil associação com outros métodos de controle.

Banners AgroinovadoresModelo por produto aradya - Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas

Durante a aplicação de M. anisopliae é necessário que alguns cuidados sejam tomados, confira:

  • A aplicação deve ser realizada em dias com umidade relativa do ar superior a 60% e em dias nublados;
  • Ter cuidado no armazenamento e transporte do fungo;
  • Não expor ao sol ou ambientes muito quentes e com falta de ventilação;
  • Não deixar a calda do produto preparada com mais de 4 horas antes da aplicação;

6CCiLsSwFK6nlbZZUEFMrSCptN6UX63BeyvJBnM5WryUEfDTUTnJWl mFSes97fnZ5NFNaLtmaIWNzR6UJCoEACqvBbeBSRyky nG2XMOTxdf8mwi2 Ek5h5AJK4Qhqb8FSJCs0 - Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas
Imagem: Espécie de percevejo infectada por Metarhizium anisopliae
Fonte: Circuito da Pecuária.

Quais as pragas controladas pelo Metarhizium anisopliae?


O fungo Metarhizium anisopliae é considerado um inseticida microbiológico indicado para as seguintes espécies: 

Deois flavopicta (cigarrinha-dos-capinzais)

O inseto apresenta coloração preta com duas faixas transversais amarelas nas asas. O abdômen e as pernas são vermelhas, o que caracteriza bem a espécie. Provocam danos em gramíneas forrageiras, mas também em milho safrinha, principalmente quando consorciado com braquiárias. Nas pastagens sugam a seiva da planta e injetam toxinas. Seu ataque deixa parte do pasto amarelado, caracterizando a “queima do pasto”.

APvCQDjvVBTl7tiSpYpzPbfwyIwJh0v5U7Gujyh9pMVeG0n0JbaHM9QVtojXH7f7qCMbd TeoXlFDAOXXSXGU Rad1h5UxVAvRqKfo8WhG7sVolvK vVETB3qNbhEK9Hd0vs Pc - Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas
Imagem: Adulto de Deois flavopicta, a cigarrinha das pastagens.
Fonte: Vinícius Rodrigues de Souza

rQiMGq0Yo SCDJ WF0qZ 1n 2oS8ZmHlvAj21CgKMmCUA DGv1X0nLJ5h3oSitDHi3o  t ac74Xue 9ltqpr5WMlRypyKF2Zeyw yskn0JFEkY2iALiePwrLGaTupeYpHGTVGY - Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas
Imagem: Pastagem com sintomas de ataque de Deois flavopicta,
Fonte: Embrapa

Mahanarva fimbriolata (cigarrinha-da-raiz)

O inseto apresenta coloração avermelhada nos machos e marrom nas fêmeas. São consideradas o grupo de insetos que causam os maiores danos na cultura da cana-de-açúcar. Seus danos podem causar severas perdas na produção. Podem também infestar cultivos como arroz, cana-de-açúcar, milho, sorgo e pastagens. 

Sua infestação é identificada pela presença de uma espuma esbranquiçada, na base das touceiras. Os adultos ficam na parte aérea da planta, sugando os colmos. Ao succionarem a seiva da planta, transmitem toxinas que causam a queima das folhas. 

Os sintomas mais comuns da infestação são estrias amarelas no limbo foliar, bordos enrolados e definhamento do colmo. Provocam perda de peso e redução na quantidade de açúcar, um grave problema para a indústria.  

nUiAbp8CbkFb8vWSgWTq5h5WC9QAQH62g0unXvIcKNqqIjfn298Q8XBH6kxnYpOJJiqZrznKlSAlHW otWnBGfGHw9KLHRr4omOeDHi3idwyuq0glAEIbLKPyIimrj3 mgkXvmM - Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas
Imagem: Espuma característica da infestação de Mahanarva fimbriolata.
Fonte: Grupo Cultivar

VG0MzezNkU NYBGDVyIjOBMQYJzW2QIMOI3fR2gQbphjMpOxdSQCJo 7IACMY0TYLs1P02 NDmaCpIoxvIIMCkW0VmmJyp54ckCVE1iDn5OgRdAYD iQz4OWM2h gnKvulZhruw - Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas
Imagem: Macho e fêmea da cigarrinha-da-raiz.
Fonte: Grupo Cultivar

Zulia entreriana (cigarrinha-da-raiz)

Mede cerca de 7 mm de comprimento, com coloração preta. Apresentam uma faixa transversal branca amarelada na asa, bastante característica da espécie. As ninfas causam danos menores quando sugam o perfilho.

Já os adultos causam sérios prejuízos às plantas. Quando sugam o colmo das plantas, injetam toxinas que prejudicam seu desenvolvimento. Os sintomas aparecem com aspecto de queima e coloração amarelada. 

mX8ipai74UbjKKIct6Ln7MRXgNCx8rKOUmpeRNhRID jjU8FVDyJoI8Xto4 i L4m1P HdMhp xGlSOsM77XaI5TgJhtQXYXfvx7M7AoONNyZicTo5Rm ePbZ0KpimgrRtaeg2U - Metarhizium anisopliae: como combater a cigarrinhas
Imagem: Adulto de Deois flavopicta, a cigarrinha das pastagens.
Fonte: Vinícius Rodrigues de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo