Tombamento de plantas, como podemos evitar?

O tombamento ou damping off de plantas é um problema que atinge o início do ciclo. Causado por fungos patogênicos, ocorre em diversas culturas de importância econômica. A incidência assim como a severidade do ataque estão associados aos tratos culturais da área. Além disso, o que determina o desenvolvimento da doença são as condições do solo e culturas cultivadas.

Quer saber mais? Acompanhe este artigo que aborda os detalhes deste problema e quais os principais cuidados deve tomar.

Índice

O que é tombamento de plantas?

É identificado nos primeiros estádios de desenvolvimento das plantas e os fungos Rhizoctonia solani ou Phythium são os principais responsáveis por causar a podridão nas raízes e redução da germinação. Todavia, os patógenos Phytophthora, Aspergillus, Colletotrichum, Phoma e Fusarium, também podem ser responsáveis e inclusive são encontrados naturalmente nos solos. Sua sobrevivência está associada a restos culturais, matéria orgânica, bem como plantas hospedeiras. Por consequência, estes patógenos conseguem se perpetuar ao longo de várias safras. 

O problema atinge diversos cultivos, desde grãos , frutíferas, dentre outras culturas.  Afeta sementes, plântulas e raízes, antes ou após a emergência. Os fungos colonizam os tecidos jovens das plantas, em fases que ainda dependem das reservas das sementes. Uma vez que a planta se encontra em em maior estágio de desenvolvimento, dificilmente irá morrer após ser infectada, o que não significa que estará ilesa de prejuízos.

Estes patógenos atacam as plantas quando seus tecidos ainda estão muito jovens (Fig. 1), e são considerados agressivos pois produzem enzimas que provocam a morte da planta hospedeira, por isso, são considerados muito agressivos.

OBqPsIlzp xHFEOIzSecR5OKR4UHMPzSy JC8waq IsdBDFJ52W5WCFNcjK9l4NbK2DyIsmpjax3qvSlcaLJ23iU5UVO VKzQTTlzh6r2y EFm0VVVKoJOEIB3QucXh378tacr0 - Tombamento de plantas, como podemos evitar?
Figura 1: Plântulas com tombamento. Fonte: Purdue University.

Sintomas do tombamento de plantas

Os sintomas são inicialmente percebidos no caule, onde aparecem lesões deprimidas, alongadas e marrons que aparecem circundando o colo. Contudo, quando a infecção é causada por Pythium, a doença avança até acima do solo e as lesões apresentam uma tonalidade esverdeada. Temperaturas amenas e alta umidade favorecem o desenvolvimento da infecção. De tal forma que as lesões aumentam de forma acelerada causando a murcha e tombamento (Fig. 2). 

Desse modo, o que favorece o desenvolvimento da doença são os solos encharcados e temperaturas entre 15 e 20ºC. Em síntese, os sintomas costumam aparecer nas primeiras 2 a 3 semanas após a semeadura e uma vez que as plantas nessa fase são bastante suscetíveis, a morte que pode ocorrer antes de seu nascimento.

v5l18Yy6F6XhfHfYjhu09m0iHeohl 88vXw5f SzJNmDEYZO2ywU5PiotxTCSE4Gr4aj7yGd3aAVJPFjnTqpQfPffWPTMl5ofpmOPSsYQUQWiKnvW4iq8YFFuJDz8eCi6Pj8kR4 - Tombamento de plantas, como podemos evitar?
Figura 2: Plântula infectada por Rhizoctonia solani. Fonte: ResearchGate.

Como ocorre a disseminação?

A principal forma de disseminação é através de sementes infectadas, todavia os fungos podem ser disseminados por respingos de chuva, água de irrigação ou vento. Ao mesmo tempo, os tratos culturais, como trânsito de operadores e maquinários entre áreas também contribuem para a proliferação dos patógenos.

Como evitar o tombamento? 

Para minimizar o problema, os produtores devem não só evitar a semeadura em solos compactados e/ou encharcados como também semear na profundidade recomendada garante rápida emergência das plântulas para reduzir o risco de infecção. Também é preciso redobrar os cuidados com o uso de herbicidas e fertilizantes. É fundamental utilizar produtos e realizar aplicações que não fragilizem as sementes e plantas. Com o intuito de acelerar a emergência e passar por esse período crítico, optar por realizar a semeadura em períodos quentes.

Para controlar o damping off, o produto tratamento das sementes com fungicidas, rotação de culturas, incorporação de restos culturais e eliminação do solo compactado. Melhorar as condições físicas e químicas do solo também reduzem a incidência dos patógenos.

Nesse sentido, utilizar sementes de qualidade e evitar o uso daquelas que apresentem fissuras e favoreçam a entrada de patógenos também é um cuidado importante. Assim sendo, o tratamento também pode ser feito com produtos específicos, evitando patógenos causadores de outras doenças.

Você pode se interessar:

Semente: A qualidade impacta na produtividade?

Banners AgroinovadoresLinha Equilibrium - Tombamento de plantas, como podemos evitar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo