Bacillus subtilis como controle biológico

Entenda como o Bacillus subtilis atua como agente biológico e promotor de crescimento. Atualmente diversas linhagens deste microrganismo são isolados, pesquisados e se tornam produtos comerciais para uso direto nas produções agrícolas. 

Índice

Características do Bacillus subtilis

Bacillus subtilis tem como seu habitat natural o solo e por isso é conhecida como rizobatéria promotora do crescimento em plantas. Pode ser encontrada naturalmente em solos de todo o Brasil e frequentemente é isolada da rizosfera de diversas plantas cultivadas para ser utilizada na pesquisa.

Quanto melhor a preservação do solo, presença de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes, maior será a presença da bactéria. Ela apresenta alta capacidade de colonizar raízes e competir por espaço e nutrientes, como também é capaz de promover a produção de substâncias antibióticas. Por fim, todas essas características fazem esse microrganismo uma excelente espécie a ser explorada. 

bTU5b72Cj0Q7ALtAba7nHOrZl bfQ1 Vz9LmL1iuEVKYloQ6g7LdXId9BcauIA0euOVXixkl5Hmu6cf3M0ntlI0F2Hu3bX OvWzYeOQDe2Lm 6qCzvNZpnWiyJr1cg - Bacillus subtilis  como controle biológico

Figura 1: Colônia de Bacillus subitilis vista do microscópio. 

Fonte: Science Photo

Bacillus subtilis como controle biológico e promotor de crescimento

Primeiramente, a ação direta do Bacillus subitilis está relacionada a produção de substâncias antimicrobianas e antifúngicas que são capazes de reduzir a atividade microrganismos patogênicos e muitas vezes causam a sua morte. Com também competem diretamente por espaço e nutrientes, reduzindo a atividade dos patógenos.

Por outro lado, o mecanismo indireto de controle está associado ao fenômeno de resistência induzida de plantas, afinal sofrem modificações que tornam sua biologia e fisiologia mais resistentes ao ataque de pragas e doenças. Um dos usos mais conhecidos de B. subtilis é como nematicida biológico (Fig. 2), ocasionando a quebra da parede celular do nematoide, causando sua morte. Além disso, é formado uma barreira física, chamada bioprotetor, nas raízes das plantas, evitando que os nematoides se aproximem. Para saber mais sobre esse tópico acesse: Nematicidas químicos ou biológicos?

ozDvYpSM s85n3jw 25vq5QgM5U8MsRQ DCK9WfdtrEs7dGUhv8zyhEr27yqAMBrMsEjP3Ic2rS6ZDR7IvEGvOhvtFm8E t8jmH uWMp8yv2B5OeD0zJAMBR9 VEZEoceaxL3hw - Bacillus subtilis  como controle biológico

Figura 2: O gráfico mostra a comparação entre os tratamentos controle (sem nenhum nematicida), Carbofuran (tratamento químico), e uso de Bacillus subtilis no controle de ovos do nematoide Meloidogyne spp. Podemos observar a eficiência da bactéria quando comparado aos outros tratamentos, pois reduziu o número de ovos no solo.

Fonte: Araújo & Marchesi, 2009

A promoção de crescimento ocasionado pela bactéria auxilia no desenvolvimento e rendimento da cultura pois gera melhorias na nutrição das plantas e solubilização de fósforo, como também o aumento da fixação de nitrogênio, solubilização de nutrientes, íntese de fitormônios e melhoria da rizosfera.

Uma vez que atua na promoção de crescimento das plantas, acelera a germinação e emergência de plântulas, dessa forma a planta chegará ao estádio adulto mais rápido e permanece menos tempo no campo. Por fim, favorece o escape contra patógenos presentes no solo e no ambiente externo. 

Benefícios do uso

Bacillus subtilis atua como agente biológico e promotor de crescimento, além disso:

  • Não há período de carência;
  • Possibilidade de uso no pós-colheita;
  • Baixa toxidez;
  • Compatibilidade com misturas de tanque (fungicidas e inseticidas);
  • Versatilidade do produto, pode ser utilizado em cultivos de grãos, fibras, olericultura e fruticultura.

Uma vez que há uma tendência mundial de redução de produtos químicos e adoção de técnicas mais sustentáveis, diversas pesquisas apontam as vantagens do uso do B. subtilis como agente de biocontrole e promotor de crescimento, uma vez que a bactéria apresenta alta capacidade de se desenvolver em diferentes solos e culturas, favorecendo o crescimento de seu uso.

Contudo, existem pontos de atenção. Uma vez que a eficiência da bactéria se relaciona ao ambiente que coloniza, alguns fatores podem influenciar sua atividade, como a microbiota, tipo de solo, pH, temperatura, aeração, como também o estádio de desenvolvimento das plantas. Dessa forma, é válido monitor a qualidade do solo e seguir as recomendações do fabricante.

O uso de microrganismos benéficos na agricultura está em plena expansão. Por isso, fique atento as novidades do setor. Seu uso traz benefícios diretos ao cultivo, meio ambiente e a saúde humana.  Por fim, todos podem ganhar: produtores, consumidores e a natureza.

Você também pode gostar dos seguintes temas:

Banners AgroinovadoresModelo por produto paladyo - Bacillus subtilis  como controle biológico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo