Produção de Grãos: Expectativa na Safra 2023/24

O Brasil se destaca como um dos principais produtores de alimentos no mundo, tendo como carro-chefe de sua economia a cultivo agrícola. A produção de grãos, como soja e milho, e cana-de-açúcar movimentam parte relevante do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, sendo fator fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do país.

image - Produção de Grãos: Expectativa na Safra 2023/24
Figura 1 – Participação do PIB do Agronegócio no PIB brasileiro total.
Disponível em: https://www.nordinvestimentos.com.br/blog/acoes-do-agronegocio-para-investir-em-2023-tten3-e-beef3-estao-entre-as-melhores/.

Dentre as principais culturas produzidas em solos brasileiros, pode-se destacar o cultivo de cereais, como supracitado, comercializados internacionalmente e que fazem frente às produções de países como Estados Unidos da América e China, grandes players do mercado agrícola mundial.

Índice

Como foi a produção de grãos na safra 2022/23?

A safra de grãos 2022/23 se encerrou há pouco tempo com a colheita do milho segunda safra em grande parte do território brasileiro, possibilitando o manejo para a próxima safra de soja, iniciada após o fim do período de vazio sanitário. 

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o cultivo de milho primeira safra foi favorável na maior parte das regiões produtoras, tendo em vista as condições climáticas benéficas, até mesmo no Rio Grande do Sul, que sofreu as consequências do fenômeno La Niña, cuja ação impactou a rentabilidade das lavouras.

Enquanto isso, o milho segunda safra – plantado tardiamente – foi beneficiado, também, pelo suporte hídrico, atingindo picos de produtividade em diversos estados do país, o que estabeleceu a safrinha 2022/23 como safra recorde de milho, segundo a CONAB. Em resumo, o Brasil apresentou aumento de 3,2% na área plantada de milho, com incremento de 13% na produtividade e 16,6% na produção total, gerando excedente de 12,3 milhões de toneladas em relação à demanda (mercado interno e exportação).

MILHO
1ª Safra2ª Safra
Produtividade Área PlantadaProdutividadeÁrea Plantada
102,6 sc ha-14,4 mi ha99,1 sc ha-117,1 mi ha
Tabela 1 – Dados produtivos do milho, na safra 2022/23.
Fonte: CONAB (2023). 

A safra 2022/23 de soja superou as expectativas iniciais estabelecidas pela CONAB, devido às condições climáticas favoráveis ocorridas em grande parte das regiões produtoras e à tecnificação do cultivo. Assim como citado anteriormente, as consequências do La Niña também causaram perdas produtivas na soja – especialmente na região sul do país. Entretanto, mesmo com a quebra de produtividade em uma região importante na produção de grãos, os altos índices produtivos nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do país compensaram as perdas, beneficiando o resumo geral da safra. Dessa forma, houve aumento de 6,2% na área plantada de soja, com incremento de 15,9% de produtividade e 23,2% na produção total, além de excedente de 5,9 milhões de toneladas em relação à demanda (mercado interno e exportação).

SOJA
Safra 2022/23
Produtividade Área PlantadaProdução Total
58,4 sc ha-144,1 mi ha154,6 milhões t
Tabela 2 – Dados produtivos da soja, na safra 2022/23.
Fonte: CONAB (2023).
image 1 - Produção de Grãos: Expectativa na Safra 2023/24
Figura 2 – Déficit de armazenagem devido ao excedente de produção.
Disponível em: https://www.comprerural.com/brasil-tem-grande-deficit-de-armazenagem-de-graos/. 

O que esperar da produção de grãos na safra 2023/24?

O início da primeira safra 2023/24 teve início recentemente, gerando expectativas nos produtores e profissionais do agronegócio, tendo em vista as incertezas climáticas e a variação dos valores atribuídos às commodities agrícolas. Assim, o uso de insumos e alta tecnologia é colocado à prova diante da rentabilidade do cultivo nos solos brasileiros.

A CONAB, principal órgão regulador da produção agrícola brasileira, expôs em publicação recente as expectativas da produção de grãos na safra 2023/24, correlacionando a produção à aspectos climáticos e de mercado internacional esperados. O panorama esperado para a produção e comercialização da soja na safra em questão é de alta rentabilidade e liquidez, gerando expectativa de aumento de área plantada em comparação à safra passada, bem como de recorde de produção. A tendência de baixa dos preços se dá devido à expectativa de excedente de produção; entretanto, a baixa dos custos de produção, relacionados – principalmente – à baixa do preço dos fertilizantes, ainda mantém o cultivo viável e altamente lucrativo.

Para o milho, a expectativa é contrária. Ainda que o Brasil tenha aumento intenso do consumo interno do cereal, seu preço no mercado internacional tem despencado e, dessa forma, reduzido a viabilidade de cultivo. Devido a isso, a CONAB projeta redução da área plantada e da produtividade. Apesar disso, abre-se espaço para usos alternativos à cultura, com crescimento projetado de 38% na produção de etanol à base de milho, originando novos destinos ao produto.

1Institucional - Produção de Grãos: Expectativa na Safra 2023/24

A cultura do arroz tende, segundo a CONAB, a se recuperar no cenário brasileiro, graças à redução dos custos de produção e ao cenário climático negativo na Ásia, principal região produtora mundial. Além disso, a projeção de alto consumo interno e de balanço positivo comercial da cultura permite maior estabilidade do preço da cultura ao longo do próximo ano.

O feijão, por sua vez, sofre com a redução da área plantada há alguns anos, sendo menos comum o cultivo de feijão na safra, no lugar da soja. Entretanto, a CONAB projeta o aumento da área plantada de feijão na safra 2023/24, tendo em vista a constante queda no preço da soja. Apesar disso, não se espera aumento na produção total brasileira, sendo o El Niño responsável pela queda abrupta das produtividades médias e, dessa forma, não compensando o aumento em área.

Por fim, a safra de café tem se destacado em comparação ao último ano, graças ao aumento na produção em 2023. Além da maior produção, o câmbio favoreceu a elevação das taxas de exportação, o que beneficiou o produtor nos últimos meses. Entretanto, a próxima safra pretende ser desafiadora devido ao El Niño, que pode afetar a qualidade do café e, consequentemente, sua procura no mercado nacional e internacional.

CulturaProduçãoÁrea plantadaProdutividade
Soja162,43 mi t45,3 mi ha59,76 sc ha
Milho119,8 mi t21,2 mi ha94,18 sc ha
Feijão2,9 mi t2,7 mi ha18 sc ha
Arroz+12,8%*+10,1%*+2,4%*
Tabela 3 – Perspectivas para a safra 2023/24.
* dados numéricos não fornecidos no boletim
Fonte: Adaptado de CONAB (2023).

Conclusões

A safra 2022/23 foi ótima para a produção brasileira de grãos, com ocorrência climática favorável à produção na maior parte do país e alta precipitação, que impactou em benefícios produtivos. Assim, foi possível fortalecer o caixa dos produtores e – dessa forma – gerar segurança para a próxima safra. Como descrito, a safra atual deve trazer desafios à produção de grãos brasileira, principalmente com a redução do valor de mercado do milho, exigindo alternativas viáveis dos produtores e o aprimoramento das operações agrícolas. Além disso, o momento de comercialização impacta – cada vez mais – o retorno financeiro ao produtor, sendo fundamental o estabelecimento de contratos que protejam e beneficiem a produção, evitando excedente e perda de valor agregado das commodities agrícolas.

Referências bibliográficas

BUENO, Victor. Ações do agronegócio para investir em 2023: tten3 e beef3 estão entre as melhores. TTEN3 e BEEF3 estão entre as melhores. 2023. Disponível em: https://www.nordinvestimentos.com.br/blog/acoes-do-agronegocio-para-investir-em-2023-tten3-e-beef3-estao-entre-as-melhores/. Acesso em: 26 set. 2023.

COMPRE RURAL NOTÍCIAS. Brasil tem grande déficit de armazenagem de grãos. 2020. Disponível em: https://www.comprerural.com/brasil-tem-grande-deficit-de-armazenagem-de-graos/. Acesso em: 26 set. 2023.

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. ISSN 2318-3241: Perspectivas para a agropecuária (safra 2023/24). Brasília: Conab, 2023. 137 p.COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. ISSN 2318-6852: Acompanhamento da Safra Brasileira: Grãos – Safra 2022/23 – 12º Levantamento. Brasilia: Conab, 2023. 110 p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo