Condicionador de rizosfera: O que são e benefícios

Condicionador de rizosfera, você provavelmente leu algo sobre esse termo nos últimos anos. O motivo é que além de grande parte dos solos aptos para o uso agrícola apresentarem algum nível de degradação, seja causado pela erosão, compactação ou até mesmo o excesso de produtos químicos aplicados, os condicionadores de rizosfera entram como uma opção estratégica tanto para recuperação e equilíbrio desses solos, como bons resultados para incremento de produtividade.

Condicionadores de rizosfera possibilitam a recuperação e melhores condições para as plantas atingirem seu potencial de produtividade. Um bom condicionador de solo, é capaz de recuperar um solo degradado ou em desequilíbrio, através da melhoria nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo

Além de melhorar a qualidade do solo e proporcionar maiores produtividades, eles colaboram com uma agricultura mais sustentável e eficiente.

Índice

O que é rizosfera?

Pode ser definida como a região do solo que recebe influência direta das raízes e que também possibilita a proliferação do microbioma através da liberação de exsudatos radiculares. Tanto a biologia do solo como as características químicas, são influenciadas pela rizosfera. A rizosfera atinge 1 a 3 mm de distância das raízes, mas pode variar de acordo com a cultura e estádio fenológico. Para saber mais sobre rizosfera, clique aqui.

Rizosfera EstruturaSoloRizoplanoRa%C3%ADzEndorizosferaEctorizosfera Easy Resize.com min 1024x776 - Condicionador de rizosfera: O que são e benefícios

Imagem 1: Estrutura das raízes. Modificado de McNear Jr. (2013)

A rizosfera pode ser subdividida em três partes: endorrizosfera, ectorizosfera e ectorizosfera. A primeira é o tecido da raiz e inclui a endoderme e camadas corticais, a segunda fração é a parte superficial da raiz, onde microrganismos e partículas de solo podem se aderir, é formado pela epiderme, córtex e camada de polissacarídeos mucilaginosos, por fim, a terceira é a fração mais externa, em contato diretamente com o solo.

IMPORTANTE! Os microrganismos predominantes na rizosfera são as bactérias. As vitaminas e aminoácidos liberados pelo tecido radicular estimulam o crescimento bacteriano. As bactérias que requerem aminoácidos para o crescimento, como Bacillus subtilis, ocorrem em maior número na rizosfera do que em solo livre de raiz.

O que faz um condicionador de rizosfera?

Um condicionador de rizosfera é qualquer produto adicionado a um meio poroso, seja solo ou substrato orgânico, cujo objetivo é melhorar suas propriedades. Quando falamos sobre condicionadores de rizosfera, eles são capazes de restabelecer solos degradados e consequentemente promover melhores condições de desenvolvimento para as culturas agrícolas.

Entre os benefícios, podemos destacar:

Melhor desenvolvimento de raízes

Maior capacidade de absorção de nutrientes

Favorece os processos que envolvem gasto energético das plantas

Requisitos para ser condicionador de rizosfera

Para ser considerado condicionador de solo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determina certas especificações e garantias mínimas.

  • Quando o produto for destinado à melhoria das propriedades físicas ou físico-químicas do solo: I – Capacidade de Retenção de Água (CRA) – mínima de 60% e II – Capacidade de Troca Catiônica (CTC) – mínimo de 200 mmolc/kg;
  • Quando o produto for destinado à melhoria da atividade biológica do solo, as garantias das propriedades biológicas serão declaradas pelo fabricante ou importador no processo de registro, desde que possam ser medidas quantitativamente;
  • Para que sejam declarados o teor de nutrientes, Carbono Orgânico e relação C/N, o condicionador de solo deverá atender às especificações quanto às garantias mínimas estabelecidas para os fertilizantes minerais ou orgânicos, de acordo com a natureza do produto;
  • Poderão ser declaradas outras propriedades, desde que possam ser medidas quantitativamente, sejam indicados os respectivos métodos de determinação, garantidas as quantidades declaradas e seja comprovada sua eficiência agronômica.

Você também pode ter interesse em:

Solubilizadores de fósforo: Você sabe o que é?

Microbiota do solo: o que é e qual seu benefício

O uso de algas marinhas na agricultura é eficaz?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo