Os nematoides em hortaliças são microrganismos vermiformes que vivem no solo e se alimentam das plantas diretamente de suas raízes.
Por utilizar os nutrientes das planta para sua própria alimentação reduzem a capacidade de absorção afetando diretamente o desenvolvimento das plantas, que ficam amareladas, pequenas e com baixa produtividade.
Os nematoides em hortaliças podem causar grandes perdas, principalmente nos cultivos de cenoura, batata e tomate por afetarem diretamente os bulbos ou formação dos frutos.
Por isso, neste artigo separamos as principais informações sobre a infestação de nematoides em hortaliças e você pode tirar suas dúvidas a seguir.
Índice
Quais as principais espécies de nematoides em hortaliças?
Os principais nematoides que causam problemas em hortaliças são:
- Meloidogyne spp. – nematoide das galhas radiculares;
- Pratylenchus spp. – nematoide das lesões radiculares;
- Radopholus similis – nematoide cavernícola;
- Rotylenhulus reiniformis – nematoide reiniforme;
- Ditylenchus spp. – nematoide das hastes e bulbo;
- Scutellonema spp. – nematoide da casca preta.
Dentre as principais espécies, as que pertencem ao gênero Meloidogyne causam os danos mais severos.
Os sintomas aparecem principalmente em forma de raízes mais curtas e com menor número de raízes laterais, além de nanismo. Por absorver o nitrogênio das plantas, as torna amarelas raquíticas e murchas, por isso, os sintomas podem ser confundidos com deficiência nutricional reduzindo quantidade e qualidade do produto.
Nematoides na Cenoura
Os maiores problemas no cultivo da cenoura são causados pelo nematoide das galhas, que provoca deformação nas raízes e inviabilizam sua comercialização.
Por ser a parte atacada, os sintomas aparecem diretamente na cenoura e estão associados a rachaduras, estrangulamento, bifurcação e ramificações excessivas (Fig. 1). Também é possível observar a formação direta das galhas (Fig. 2).

Fonte: Mário Inomoto

Fonte: Divulgação Grupo Cultivar
As perdas por nematoides no cultivo da cenoura podem chegar a 100%, dependendo de fatores como densidade populacional, suscetibilidade da cultivar, espécie de nematoide, classe de solo e condições ambientais.
Mesmo em baixas infestações os danos registrados podem chegar em até 25% na safra.

Nematoide na Batata
No cultivo da batata, os nematoides causam sérios problemas à redução no peso dos tubérculos, alterações físico químicas interferindo diretamente na qualidade comercial.
No Brasil, os nematoides mais comuns no cultivo da batata são:
- Nematoide das galhas, que ao se alimentar da batata forma as galhas, deixando um aspecto tuberoso, devido a sua penetração pelas raízes (Fig.3);
- E o nematoide das lesões radiculares, que afeta plantas em reboleira, causando atraso no desenvolvimento das plantas infectadas e produzem lesões escuras e circulares que podem chegar a necrose (Fig.4).
A infecção e lesões causadas pelos vermes, pode muitas vezes, servir de porta de entrada para outros microrganismos presentes no solo, depreciando o produto para comercialização.

Fonte: Jadir Pinheiro

Fonte: Jadir Pinheiro
Nematoide no Tomate
O principal gênero que causa danos expressivos no tomate no Brasil é o Meloidogyne, que penetra nas raízes formando as galhas (Fig.5). Com o ataque o transporte de nutrientes e sais minerais é afetado, resultado em murcha e deficiência nutricional.
No campo, os sintomas aparecem em reboleiras com plantas raquíticas, murchas e amarelecidas. Ocorrem em diversas regiões, mas apresentam maior intensidade em regiões quentes e que apresentam solos arenosos e com baixo teor de matéria orgânica.

Fonte: Jadir Pinheiro
O Controle Biológico de Nematoides em Hortaliças
O controle biológico é uma excelente ferramenta para manejo de nematoides em hortaliças. O uso de fungos ou bactérias para controle de nematoides é uma prática sustentável que preserva os solos e a qualidade das raízes. As principais espécies seguem abaixo:
- Paecilomyces lilacinus: fungo bastante competitivo, parasita ovos de nematoides;
- Pochonia chlamydosporia: fungo parasita de nematoide das galhas e também de fungos patogênicos que possam estar presentes no solo;
- Bacillus sp.: apresenta elevado potencial comercial, esta bactéria produz substâncias nematóxicas que matam os vermes em diferentes fases de desenvolvimento.
