Manejo de nematoides: 04 formas de solucionar o problema

Espécies de nematoides são importantes pragas de solo e estão presentes nos principais cultivos agrícolas. Seu principal dano está associado ao sistema radicular, pois seu ataque torna as raízes mais frágeis, reduzindo sua capacidade de absorção.

Além do dano direto existem os indiretos. Injúrias causadas por nematoides nas raízes atuam como porta de entrada para diversas doenças. Também atuam como vetores de viroses e induzem a planta a favorecer o desenvolvimento de patógenos, através de alterações fisiológicas.

Tão importante quanto conhecer os danos causados pelos nematoides é entender como realizar o controle. Nesse material, separamos as principais técnicas e métodos de controle, para que o produtor acerte no manejo.

Índice

Manejo químico de nematoides

O controle de nematoides através do uso de nematicidas é o método mais conhecido para a redução da incidência de nematoides. Sua ação preventiva de efeito sistêmico confere à planta proteção ao ataque de fitonematoides e praticidade na aplicação. Esses produtos podem ser aplicados via tratamento de semente ou sulco de plantio.

Os nematicidas químicos são produtos aplicados no solo e classificados em:

  • Fumigantes: muito tóxicos e de difícil utilização em grandes áreas, e;
  • Não Fumigantes: apresentam menor espectro de ação contra nematoides presentes no solo, mas são eficientes em dosagens menores.
image 3 - Manejo de nematoides: 04 formas de solucionar o problema
O controle químico de nematoides é uma das formas mais utilizadas. Entretanto, para aumentar a eficiência deve estar alinhada com outras técnicas de manejo.
Fonte: Central Campo

Manejo biológico de nematoides

O uso das ferramentas de controle biológico é uma forma prática e eficiente de combater o problema com nematoides. Um agente biológico para ser considerado eficaz precisa responder a uma série de requisitos: não ser patogênico aos seres humanos, não trazer danos ao meio ambiente e reduzir a população da praga de forma eficiente.

Os fungos são os microrganismos são uma das opções para o controle biológico de nematoides. Um exemplo é o uso da espécie Pochonia chlamydosporia capaz de infectar e reduzir a incidência de nematoides em campo.

Banners AgroinovadoresLinha Equilibrium - Manejo de nematoides: 04 formas de solucionar o problema

Muitas espécies de bactérias são utilizadas no manejo, como a espécie Bacillus subtillis e Bacillus amyloliquefaciens e Pasteuria nishizawae. A última, por exemplo, apresenta excelentes resultados no controle do nematoides de cisto da soja (Heterodera glycines).

Confira abaixo um vídeo que explica o papel do controle biológico no manejo integrado dos nematoides.

Culturas aliadas para o manejo de nematoides

A rotação de culturas é uma prática altamente eficiente no controle de nematoides. Isso ocorre porque o cultivo de uma determinada espécie por longos períodos favorece o aumento da população de nematoides no solo.

O uso de cultivares tolerantes e o de plantas de cobertura auxiliam na redução da reprodução da praga. Por isso, são alternativas viáveis para reduzir a influência de nematoides nos cultivos agrícolas.

Conhecendo qual nematoide está presente na área, é possível realizar um eficiente manejo através da rotação de culturas, escolhendo espécies vegetais não hospedeiras.

Um exemplo prático é uma área com alta presença do nematoide da soja (Heterodera glycines). Ao rotacionar o cultivo da soja (planta hospedeira) com o cultivo de milho (planta não hospedeira) ocorrerá redução da população de nematoides na área.

image 4 - Manejo de nematoides: 04 formas de solucionar o problema
A tabela acima mostra algumas o papel de algumas culturas no controle de nematoides.
Fonte: Esalq J. Consultoria

Manejo integrado

O controle de nematoides não é fácil de ser solucionado. Por isso, é importante unir diferentes técnicas de manejo integrado. O ideal é investir em um conjunto de estratégias que unidas cheguem a um controle mais eficiente.

O primeiro passo é conhecer o problema e identificar a presença dos nematoides na área. É recomendado realizar o monitoramento em cada talhão, registrando qual a espécie encontrada e qual o tamanho da população. É possível realizar uma análise nematológica em laboratórios certificados para registro das espécies encontradas.

Realizada a identificação é o momento de definir o manejo para evitar a disseminação da praga. Além da escolha do controle mais adequado e planejamento das aplicações de produtos é fundamental utilizar técnicas que reduzam a disseminação da praga na área. Alguns manejos que auxiliam nesse aspecto são: limpeza das máquinas e equipamentos na saída de cada talhão, manejar o talhão mais contaminado por último e utilizar água de irrigação livre da presença da praga.

Conclusão

Para estabelecer um sistema de manejo eficiente é importante conhecer as espécies de nematoides e qual está presente no cultivo. Dessa forma, é possível realizar o controle mais eficiente e escolher a solução mais adequada.

Vimos nesse artigo, que existem diferentes formas de manejo para o controle de nematoides. De acordo com a especificidade de seu cultivo e manejo escolha o que mais se adequa ao seu sistema produtivo.

Unir mais de uma ferramenta no manejo integrado de pragas aumenta as chances de sucesso no controle de nematoides.

Referências

GRIGOLLI, J. F. J.; ASMUS, G. L. MANEJO DE NEMATOIDES NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: Soja 2013/2014, 2014. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/985986/1/cap.9.pdf >, acesso em: 25/03/2022.

MAINARDI, J. T.; ASMUS, G.L. Danos e potencial reprodutivo de Pratylenchus brachyurus em cinco espécies vegetais. Revista de Agricultura Neotropical, Cassilândia-MS, v. 2, n. 4, p. 38-47, out./dez. 2015

ROSSI, C. E.; LIMA, C. B. . Controle alternativo de nematódeos em cultura orgânica de canade-açúcar. Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, p. 1545-1548, 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo