Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) descobriram um grupo de bactérias que auxiliam as plantas na resistência à seca na agricultura. Também atuam favorecendo o crescimento dos vegetais.

O objetivo é viabilizar o uso desses microrganismos para tratamento de sementes de várias espécies. Principalmente aquelas que são muito sensíveis à falta de água em regiões de baixa precipitação.

Neste artigo, vamos trazer mais detalhes da pesquisa. E como esses microrganismos podem reduzir os efeitos do estresse hídrico em cultivos como soja, milho e trigo.

Índice

Como a descoberta de bactérias que auxiliam na resistência à seca na agricultura ocorreu?

No estudo, foram avaliadas plantas xerófilas da caatinga. Esses vegetais são adaptados a climas semiáridos e desérticos. Foi constatado que essas plantas se associam a bactérias que promovem mecanismos de proteção celular contra estresse hídrico e auxiliam na proteção vegetal contra a desidratação.

Foram analisadas bactérias coletadas nos estados da Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte. O estudo ocorreu através de comunidades bacterianas encontradas no solo e raízes de mandacaru, tanto no período chuvoso como no de seca. Através das análises foi possível observar quais os grupos de bactérias eram dominantes, quais as funções eram realizadas e como ocorriam as interações entre solo-cacto-microrganismo durante a seca.

R tl9XQa56chQuvaBVrCEajPhqpV3umKUqwrqy0vZ37o3KC0SEE6v lksnFvr9d3iduBivD6QlyRiQBTyZ3HFxEbh33jXe1VCgeOVSMNusqb2tAhRKqYnJq 2Dtm9W5eORFBdEx8 - Resistência à seca na agricultura: entenda como bactérias podem auxiliar o produtor
Planta de mandacaru que foi alvo da pesquisa com bactérias.
Fonte: Embrapa

Como as bactérias que auxiliam na resistência à seca na agricultura atuam?

Os estudos indicam que os microrganismos tolerantes à seca, quando colonizam as raízes das plantas sob estresse hídrico, são capazes de produzir substâncias chamadas de exopolissacarídeos. Essas substâncias são capazes de hidratar o sistema radicular e reduzir os riscos de perdas por falta de água no sistema.

As células bacterianas podem ser produzidas em laboratório e preparadas em um composto químico chamado alginato, para poderem ser aplicadas em diferentes espécies de vegetais. O processo pode ser realizado em fermentadores convencionais.

A espécie mais conhecida é a rizobactéria Bacillus aryabhattai que aumenta a resiliência e capacidade de adaptação das plantas ao estresse hídrico. Seu uso já está sendo testado em lavouras de milho brasileiras, a fim de avaliar seu potencial uso no cereal.

QvHnW9RBysP2Vn4S35cQ2 YGa8Nl4JaoAWaz5GCqsubRRt0Z8 3jeyqsSGEkk4KFbQTT2hQQGI80e775Z5rTAuZVPbXWRfUJ nsX8WDYbG5DnWnU10LJ4cmXWkjc1ayz8BPrVjJ1 - Resistência à seca na agricultura: entenda como bactérias podem auxiliar o produtor
Bactéria Bacillus aryabhattai em associação com raízes.

Resultados da pesquisa

A pesquisa com bactérias identificou a promoção de crescimento direto ou indireto nas plantas, através de fito-hormônios. Assim, são capazes de disponibilizar fósforo por meio de solubilização, fixação de nitrogênio e redução de efeitos negativos do estresse causados por etileno.

Os resultados também mostram que as bactérias têm forte impacto em vários mecanismos de tolerância ao estresse, os quais resultam na melhoria dos processos das células que atuam na mitigação do estresse.

BSl5d9ADJaLiXtOm7oMTNfpGVUJNhaZMpwGcJQxkWXh5BW 1SHH5Syf56YfM49eL5Kc1vEvUdQeEp JIaMAsuUIIm66 IsNKKtKE Jd0FzZ4ll0I h7uFbHeYuxT4a8pRrtOmsFo - Resistência à seca na agricultura: entenda como bactérias podem auxiliar o produtor
Na foto, é possível observar planta tratada e não tratada com rizobacterias tolerantes a seca

Conclusão

Como podemos perceber o uso consorciado de bactérias apresenta diversos benefícios para a agricultura. E muitos ainda nem foram descobertos. O desenvolvimento de tecnologias que protegem as plantas da seca, podem levar ao aumento de produção e melhora da qualidade produtiva.

O uso de bactérias tolerantes à seca sugere que estratégias biotecnológicas possam ser cada vez mais exploradas em áreas que são submetidas a longos períodos de estiagem. Assim, como em áreas que estão em processo de desertificação. É a biotecnologia trabalhando em prol da melhora da agricultura e do meio ambiente.

Referências

Bactéria encontrada no mandacaru vira bioproduto que promove tolerância à seca em plantas. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/60941801/bacteria-encontrada-no-mandacaru-vira-bioproduto-que-promove-tolerancia-a-seca-em-plantas>. Acesso em 14 de março de 2022.

Bactérias podem ajudar grãos a resistirem à seca: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/60941801/bacteria-encontrada-no-mandacaru-vira-bioproduto-que-promove-tolerancia-a-seca-em-plantas> Acesso em 14 de março de 2022.

Cientistas usam bactérias para ajudar plantas a resistir à seca.  < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/22885691/cientistas-usam-bacterias-para-ajudar-plantas-a-resistir-a-seca> Acesso em 14 de março de 2022.