Nematicidas biológicos ou químicos? Acerte na escolha.

Os nematicidas biológicos são uma novidade na agricultura, por isso ainda existem algumas dúvidas sobre seu uso e eficiência. Estes produtos atuam com foco no alvo de controle a praga. Mas seu modo de ação e como se relaciona com a biosfera é diferente. Neste artigo, vamos conhecer as principais informações sobre os nematicidas e como realizar a escolha certa.

Os nematoides são encontrados em todas as áreas agricultáveis do Brasil. Sua presença é favorecida pelo sistema de produção no qual estão inseridas. Por exemplo, o sistema ponte verde de sucessão de soja-algodão cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de nematoides.

Diversas práticas podem ser adotadas o controle como rotação de culturas, cultivares resistentes, práticas culturais. Mas as mais eficientes são o uso de nematicidas químicos e biológicos.

Índice

Nematoides: a praga invisível

São vermes que parasitam plantas e possuem um formato cilíndrico e alongado. As espécies de maior importância são Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita, Heterodera glycines, Pratylenchus brachyrus e a Rotylenchulus reniformis.

Saiba tudo sobre nematoides acessando este artigo.

São considerados “invisíveis” pelo tamanho reduzido (3 mm de comprimento e 0,050 mm de diâmetro) e pela dificuldade na visualização no campo.

Atacam as raízes e por isso, sua presença só é detectada quando são observados danos nas plantas. A praga se alimenta das substâncias nutritivas das plantas e injetam substâncias tóxicas na célula vegetal.

Os ataques ocorrem em reboleiras e as plantas apresentam características como:

  • Redução de tamanho;
  • Amarelecimento;
  • Pouca resistência a falta de água e nutrientes;
  • Presença de galhas nas raízes;
  • Lesões de coloração escura;
  • Rachaduras do córtex da planta;
  • Morte prematura.
image 13 - Nematicidas biológicos ou químicos? Acerte na escolha.
Figura 1: Espécie Heterodera glycines. (A) na raiz da planta de soja; (B) cistos da praga (C) cisto rompido liberando nematóides no solo.
Fonte: ResearchGate

Nematicidas químicos

São produtos de formulação sintética que apresentam eficiência imediata. São muito utilizados por agricultores, apesar de apresentarem um preço mais elevado.

Podem ser aplicados durante o tratamento das sementes ou no sulco da planta. Seu uso inibe a penetração do nematoide no sistema radicular.

Os resultados são aumento de vigor das plantas e aumento da formação de raízes secundárias, maior tolerância ao ataque do verme e sanidade.

Quando em contato direto com o nematoide interrompem sua movimentação e causam morte por inanição.

Apesar de ser uma prática muito utilizada e difundida no mundo todo, os nematicidas químicos apresentam alta toxicidade ao homem, aos animais e ao meio ambiente.

Além disso, seu uso pode contaminar o solo e lençóis freáticos.

A biota do solo também é afetada, onde parte dos microrganismos importantes para ciclagem de nutrientes é atingida por moléculas sintéticas.

Nematicidas biológicos

Existem vários organismos que são considerados inimigos naturais dos nematoides. Dentre estes, se destacam algumas espécies de fungos e bactérias que também sobrevivem no solo.

Os fungos atuam capturando, parasitando ou paralisando os nematoides em qualquer fase de suas vidas. O resultado é a morte do verme por inanição.

As espécies mais conhecidas são os fungos Trichoderma sp. e Pochonia sp., e a bactéria Bacillus subtilis. A aplicação destes microrganismos também é realizado via tratamento de sementes ou sulco da semeadura.

Talvez você tenha interesse nestes assuntos:

image 15 - Nematicidas biológicos ou químicos? Acerte na escolha.
Figura 2: Bactéria Bacillus subtilis, microrganismo utilizado no controle biológico de nematoides.
Fonte: SciencePhoto

O uso de controle biológico para nematoides está em ascensão. O aumento está relacionado a busca dos agricultores por ferramentas mais sustentáveis e que preservem a qualidade do solo.

Além disso, os bioprodutos apresentam a vantagem de serem mais baratos e acessíveis aos agricultores.

Nematicidas biológicos e bioprodutos, qual a relação?

Como já como já comentamos aqui no blog, a manutenção da microbiota do solo é fundamental para a sanidade do solo. Um cultivo desenvolvido em um solo de qualidade é garantia de melhor produtividade.

Por isso, a ciclagem de nutrientes e matéria orgânica do solo através de microrganismos é fundamental. Os nematicidas químicos, podem afetar a microbiota do solo e reduzir a capacidade produtiva do solo.

Já os nematicidas biológicos não afetam a microbiota e sim causam um efeito residual.

Mas como isso acontece?

Ao inserir microrganismos no solo através de nematicidas biológicos, estes acabam participando de outros processos biológicos importante do solo. Como são organismos vivos, se reproduzem no solo e aumentando sua população. Assim, o produto além de resolver a infestação de nematoides de forma sustentável, também traz benefícios diretos para a qualidade do solo.

Banners AgroinovadoresModelo por produto paladyo - Nematicidas biológicos ou químicos? Acerte na escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo