Sabemos que para uma empresa operar de forma fluida é necessário que possua uma boa gestão. Também sabemos que a consequência desta boa gestão é o fortalecimento e crescimento da organização e com isso, a possibilidade de realizar novos investimentos.
No entanto, apesar do Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de diversos produtos agropecuários e a sua agroindústria ser responsável por aproximadamente 5,9% no nosso Produto Interno Bruto (PIB), a gestão no agronegócio ainda é pouco explorada e pouco pesquisada no meio rural.
São diversas as justificativas para esta falta de gestão, desde o tamanho da propriedade e a falta de capital para investimento até ao fato de ser uma propriedade familiar. Contudo, se colocarmos na ponta do lápis, veremos que uma propriedade organizada e que possui uma correta administração dos seus recursos financeiros entrega, não somente retornos drasticamente superiores, como protege o produtor de possíveis prejuízos graves, especialmente em situações políticas e econômicas como a atual.
Além disso, pode-se dizer que certamente 50% de todo o impacto no resultado final da produção agropecuária é afetado por fatores externos, para os quais não estamos preparados, e ter um maior controle sobre estes fatores também auxilia em uma maior lucratividade além da segurança para situações de crise.
Neste texto vamos conversar sobre a importância da gestão nas nossas propriedades, e mais, por quê a gestão fora da porteira é tão importante.
Índice
O que é gestão?
Antes de mais nada, é importante definir o termo gestão.
De acordo com o dicionário financeiro, gestão é:
“Uma área das ciências humanas que se dedica à administração dos recursos disponíveis na organização, visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente. […] O intuito da gestão, é tirar o melhor proveito das estruturas, das tecnologias, do capital e das pessoas para alcançar as metas da organização no curto, no médio e no longo prazo.”
Portanto, ao gerir o seu empreendimento você não está apenas administrando melhor seus recursos financeiros, como também passa a entender como melhor tirar proveito de outros fatores da sua produção. E isso gera diversos reflexos positivos.
Dentre eles temos:
Proporciona uma visão geral do negócio:
Quando uma gestão é bem feita, todos os setores do empreendimento ficam interligados, e isso auxilia a pessoa que está gerindo a tomar decisões mais certeiras proporcionando crescimento em todos os sentidos.
Permite um planejamento seguro:
Ainda que seja natural um empreendimento tomar riscos, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio para que estes riscos não se tornem prejudiciais. A gestão impacta diretamente na empresa, permitindo que certos riscos sejam tomados, medidos ou até mesmo evitados.
Melhoria da eficiência e lucratividade:
Mesmo que este texto já tenha dito mais de uma vez que a gestão não se resume apenas a vender mais, é fato que a lucratividade é o fato mais afetado. Mas não é somente afetado pelo aumento das vendas, como também pela diminuição dos gastos, o que é resultado de uma melhor eficiência. Ou seja, uma boa gestão permite que o empreendimento melhore suas vendas e diminua seus gastos, gerando uma maior margem de lucro e com isso aumentando o valor final.
Sustentabilidade da empresa:
O mercado está em constante mudança e estas mudanças exigem que o empreendedor sempre procure inovar. Uma boa gestão serve não só como um termômetro do quanto investir em inovação como também serve como uma bússola, auxiliando o produtor a encontrar a inovação mais adequada para o seu empreendimento.
Ok, agora que sabemos um pouco mais sobre a definição de gestão, vamos levar este conceito para o campo.
O dentro e o fora da porteira
Para começarmos este assunto, vamos antes definir brevemente o que é dentro e fora da porteira.
Basicamente, dentro da porteira é um termo usado para se referir a todos os processos que ocorrem dentro da propriedade, ou seja, o plantio, colheita, manutenção de máquinas, armazenamento dos insumos, mão de obra, beneficiamento, etc. Já o fora da porteira, como pode-se esperar pelo próprio nome, é tudo de acontece fora da propriedade, então se refere à compra de insumos (com ração, máquinas, agroquímicos, remédios e vacinas), logística, armazenagem, distribuição, venda, etc.
Tendo isto em vista, é bem fácil notar que os processos dentro da porteira estão muito mais sob o controle do produtor que os processos fora da porteira. Estes, dependem de diversos fatores que independem da dedicação e esforço do produtor.
Então é extremamente importante dar uma atenção especial às atividades fora da porteira e é por isso que precisamos falar da gestão fora da porteira.
Mas o que quer dizer gestão fora da porteira?
Quando falamos de gestão fora da porteira, estamos nos referindo a toda administração realizada pelo produtor voltada para estes processos aos quais ele não consegue ter controle total. E o fato de não existir um controle sobre estes fatores, é o que torna este tipo de atividade tão perigosa, caso não possua uma gestão correta.
Um bom exemplo, é o mercado de compra e venda de insumos e produtos. Este mercado oscila diariamente e o produtor precisa comprar e vender, como qualquer outro empreendedor. No entanto, uma das grandes dificuldades do produtor rural é encontrar os melhores momentos para comprar e/ou vender os insumos e a produção agrícola.
Então, como escolher o melhor momento para comprar os insumos e vender os produtos e ainda assim ter uma alta eficiência e uma boa margem de lucro?
É aí que entra a gestão.
O produtor não vai conseguir controlar o mercado, mas ele consegue se organizar, se planejar e adquirir meios para que possa prever o melhor momento para comprar os insumos e vender seus produtos.
Para isso ele pode aderir a plataformas de gestão inteligentes, cursos voltados para o mercado financeiro, simuladores, consultorias, além de treinamento para equipe de técnicos em empresas do agronegócio.
São estes auxiliadores que irão permitir que o resultado sempre seja positivo e com capacidade de crescimento constante. E assim, somente assim, o seu empreendimento pode passar a se tornar lucrativo e certeiro nas suas decisões.
A Agromove surgiu da dificuldade de se encontrar os melhores momentos para se tomar as decisões estratégicas na produção e comercialização de gado de corte e seus principais insumos. A dinâmica do agronegócio no Brasil é muito intensa e influenciada por diversos fatores como oferta, demanda, câmbio e clima. Com o objetivo de filtrar e afunilar esta diversidade de informações, em um processo de DECISÃO pautado em dados, a Agromove introduz uma metodologia de sucesso que filtra as informações de mercado e facilita a tomada de decisão pelos gestores.