Dentre benefícios da adubação verde, merece destaque a melhoria das características biológicas do solo. Consiste na utilização de plantas em rotação ou consórcio com culturas de interesse econômico. Neste caso, as plantas podem ser incorporadas ao solo, roçadas ou mantidas na superfície. Seus benefícios são muitos!
Já comentamos um pouco sobre a importância da adubação verde na safrinha, você pode conferir clicando neste link. Neste artigo, vamos nos aprofundar mais nesse assunto, para que o produtor possa tirar o máximo de benefícios da técnica.
Índice
Impactos da adubação verde na microbiologia
O uso de práticas agrícolas que permitem a cobertura vegetal do solo, incorporação de restos vegetais, a adubação orgânica e rotação de culturas resultam em um impacto direto no crescimento de microrganismos benéficos do solo.
A presença de material orgânico proveniente dos adubos verdes favorece o desenvolvimento dos microrganismos do solo. Os resíduos deixados pelo material vegetal servem como fonte de nutrientes e energia para seu desenvolvimento. Além disso, a manutenção da cobertura vegetal reduz as oscilações térmicas e de umidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento destes organismos.
Quanto maior a atividade biológica do solo, maior a ciclagem de nutrientes e aproveitamento dos fertilizantes aplicados no solo!
A adubação verde traz importantes benefícios químicos e físicos ao solo. No entanto, um de seus principais destaques é que favorece o desenvolvimento dos microrganismos do solo, importantes agentes no ganho de produtividade nos cultivos agrícolas. Fonte: Portal Embrapa
Bactérias e fungos merecem destaque na adubação verde
Como já comentado, a adubação verde favorece o desenvolvimento dos microrganismos de forma geral. No entanto, alguns merecem destaque por sua importância nas culturas agrícolas e impactos na produtividade. Uma destas são as bactérias dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium. Estes microrganismos promovem a fixação biológica de nitrogênio e se associam a importantes espécies de leguminosas como a soja. Quando o solo apresenta boa estrutura de matéria orgânica e cobertura, o desenvolvimento destas espécies é favorecido. Mesmo que estas bactérias sejam inoculadas de forma artificial através de produtos comerciais, a qualidade do solo vai influenciar na sua eficiência.
Além destas, o cultivo de plantas leguminosas em adubação verde favorece o aumento da população de fungos micorrizicos presentes no solo. Quando em associação as raízes aumentam a absorção de água e nutrientes, além do melhor aproveitamento dos fertilizantes aplicados no solo. Como consequência, as plantas apresentam maior tolerância às doenças e a seca.
Na imagem é possível observar a diferença no crescimento das raízes quando em associação a fungos micorrizicos (esquerda) e não associadas (direita). Esta união traz diversos benefícios para as plantas cultivadas e é favorecida pela técnica da adubação verde. Fonte: Instituto de Agricultura Biológica.
Controle de pragas
Um solo sem a presença de vegetação ou adubação verde, é responsável pela desestruturação da comunidade de microrganismos do solo. Com a redução da atividade microbiana, ocorre também a baixa de importantes funções biológicas do solo. Sendo assim, a “imunidade do solo” decai a níveis preocupantes tornando-o mais suscetível ao ataque de pragas e doenças.
Já quando são adicionados resíduos vegetais ao solo, estes incrementam a atividade biológica. Consequentemente existe um aumento do número de microrganismos e um equilíbrio natural entre organismos benéficos e causadores de danos.
Podemos citar aqui, o exemplo da redução de nematoides através da associação adubação verde e microrganismos. O uso do adubo verde é descrito como uma das soluções no combate de nematoides do solo em diversos cultivos agrícolas. Com um solo manejado corretamente é possível controlar os danos da praga, reduzindo o uso de defensivos químicos. Neste caso específico, estudos mostram que utilizar plantas como mucuna e feijão guandu, aumentam a capacidade de desenvolvimento de microrganismos benéficos.
Você também pode ter interesse em:
Adubação Verde: Ganhos expressivos com baixo custo