A ecologia microbiana do solo busca compreender as relações estabelecidas entre os organismos e entre os organismos com o ambiente em que vivem. Uma vez que o solo é considerado a principal fonte de diversidade biológica e grande parte dos solos utilizados para atividade agrícola foram submetidos a cultivos e manejos intensivos, a fração biológica do solo foi prejudicada. Vamos entender como a compreensão da ecologia microbiana do solo pode ser uma importante ferramenta para o produtor rural?
Índice
Organismos presentes no solo
Os diferentes grupos de organismos presentes no solo podem ser subdivididos em: macrofauna (organismos maiores), mesofauna (de tamanho intermediário) e microfauna do solo (microrganismos). Os microrganismos, representados por fungos e bactérias por exemplo, são responsáveis por processos essenciais para a qualidade do solo, como decomposição da matéria orgânica e transformação de nutrientes em formas que as plantas podem absorver. Inclusive, podem atuar no controle microbiológico de patógenos e realizar associações simbióticas com as raízes.
Fatores que determinam a ecologia microbiana
A presença dos microrganismos benéficos no solo é determinada por fatores abióticos e bióticos. Dentre os fatores abióticos, que podem determinar a presença e sobrevivência deles , podemos citar: pH, salinidade, elementos tóxicos, como também ações realizadas pelo homem, como manejo do solo.
Os fatores bióticos são as interações com outros organismos. Essas relações podem ocorrer entre os microrganismos ou entre eles e as plantas. Tais relações podem trazer benefícios, serem indiferentes ou causar prejuízos. Um exemplo bastante conhecido de relação benéfica é o processo de fixação biológica do nitrogênio, relação dada entre Rhizobium e as raízes das leguminosas.
Imagem 1: Fixação Biológica do Nitrogênio (Fonte: Grupo Cultivar).
Influência na produtividade
Entender a ecologia microbiana do solo e suas dinâmicas pode resultar em estratégias para aumento de produtividade nas lavouras e controle de patógenos, como nematoides, como também os microrganismo que promovem o estímulo ao desenvolvimento vegetal. O uso de microrganismos como ferramenta importante de manejo no campo vem crescendo safra após safras, principalmente devido aos resultados obtidos. Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.
Sendo assim, a compreensão de suas relações ecológicas e de seus mecanismos de sobrevivência é fundamental para restabelecer o equilíbrio no solo e elevar as produtividades de forma sustentável ao meio ambiente em que vivemos.