O uso de ferramentas de monitoramento de pragas permite predizer sua infestação. Assim, o controle passa a ser mais assertivo e eficaz, sendo aplicado no momento mais adequando e reduzindo custos. O monitoramento preditivo de pragas deve ser uma estratégia de manejo muito bem estruturada e planejada. Seu uso reduz custos para o controle e garante menores danos às culturas.
Entenda como alguns softwares podem ajudar o produtor a otimizar o monitoramento e controle de pragas na lavoura.
Índice
O que são pragas agrícolas?
Pragas são organismos vivos que são capazes de causar danos à produção de lavouras. Podem ser insetos, ácaros, pragas ou doenças. De forma geral impactam o rendimento e qualidade do produto, o que pode acarretar sérios prejuízos financeiros.
Leia tudo o que você precisa saber sobre pragas.
As pragas podem ser detectadas ao longo de todo o ano. Principalmente devido a sobreposição de culturas, conhecida como ponte verde. No entanto, a entressafra e início da safra são considerados períodos críticos.
O estabelecimento da cultura é a fase mais sensível ao ataque das pragas, e mais suscetível a perdas. Por isso, o monitoramento de pragas durante todo o período é tão importante para o controle.
O que é monitoramento de pragas?
O monitoramento de pragas consiste em determinar a infestação de pragas na cultura (Fig.1). Assim, é possível avaliar os prejuízos que podem ocorrer e definir o melhor momento para aplicação de defensivos químicos ou biológicos para isto, são utilizadas diferentes técnicas como amostragem, que variam de acordo com a cultura.
Avaliação visual, pano de batida, armadilhas de feromônio ou isca atrativa são as mais conhecidas.
Assim é possível construir modelos de previsão que evitam perdas produtivas e financeiras.

Figura 1: Realizar o monitoramento de pragas é essencial para realizar um controle mais efetivo, o uso de imagens aéreas é uma aliada neste manejo.
Fonte: Embrapa
Como funciona a amostragem por imagens aéreas?
Este tipo de amostragem é o que encontramos de mais moderno em tecnologia para monitoramento de pragas. Os sistemas utilizam algoritmos de visão computacional para detectar precocemente a presença de pragas.
As informações auxiliam o produtor na tomada de decisão corretiva, para que ele possa atuar rapidamente nos problemas.
Vamos conhecer o passo a passo da tecnologia a seguir:
Coleta e armazenamento de dados para monitoramento de pragas
A coleta dos dados pode ser realizada através de imagens obtidas com câmera Multiespectral que é embarcada em drones ou através de imagens de satélites. A análise das imagens gera informações que permitem identificar anomalias nas plantações, como a presença de pragas e corrigi-las de uma forma efetiva (Fig.2).

Fig. 2.: Análise da presença de corós na cultura da soja. Na foto da esquerda observe que o talhão não apresenta danos. Na foto da direita o talhão apresenta danos severos.
Fonte: Embrapa
Análise de dados
Após a captura dos dados, é o momento da análise. Através de ferramentas de Big Data, Computação Cognitiva e Estatística os dados são processados e analisados e geram as informações da lavoura.
Assim, o manejo é modelado, as zonas de risco e o momento ideal da aplicação são definidos.
Na figura abaixo (Fig.3), podemos observar um mapa gerado no monitoramento do cultivo de cana-de-açúcar.

Fonte: Alves M.O. et al., (2017). Interpretação de imagens de drone para identificação de pragas e doenças na cana-de-açúcar.
Escolha do manejo de pragas
Neste ponto, as escolhas assertivas geram redução de custo e aumento de produtividade.
Aqui todas as informações e dados coletados servem para simular diferentes cenários e transformar os dados em informações para o manejo.
De forma geral, essas recomendações são obtidas através de profissionais ou softwares que entregam a análise de dados. Investir neste tipo de tecnologia, pode ser o diferencial de seu cultivo.
Planejamento do monitoramento de pragas
As avaliações ocorrem de forma preditiva, ou seja, através dos dados coletados é possível fazer previsões para a infestação.
Além de escolher o melhor momento para aplicação é possível organizar a compra de todos os insumos necessários para as correções.
Assim é possível buscar os melhores preços de insumos, adquirir com antecedência, encontrar os melhores preços e garantir o melhor uso da tecnologia.

