Perdas na colheita da soja, saiba como identificar

O agricultor sabe, perdas na colheita da soja acontecem em todas as safras. No entanto existem formas de minimizá-las e torná-la mais eficaz.

Monitorar todo o processo ponta a ponta, possibilita quantificar de forma prática perdas que possam acontecer.

No artigo de hoje, separamos as principais informações, que você precisa saber para identificar problemas no momento da colheita.

Índice

Perdas na pré-colheita

Nesta, a perda ocorre antes mesmo da entrada da colhedora no campo. Por isso, deve ser avaliada e estimada antes do início da colheita mecânica. Podem ser ocasionadas por:

Acamamento das plantas:

É uma das principais causas de perdas na colheita.

O acamamento ocorre no início da formação dos grãos é o que mais prejudica o rendimento podendo atingir entre 20 – 25%.

Plantas acamadas indicam que a população de plantas foi muito alta. Por isso, a adequação e uso de populações adequadas contribui para diminuir perdas na colheita.

Incidência de pragas:

cqRtisyydaz13NPXik3a82K6iwSyYb4 2ZHzs3gqvnqq8oU5nxsJ dT5n5TnMdo3FXcrBo HJPpo56Yy ADFFeO6 CRLqlkkbhIAgtB8gcwh7gfdxj5tNczEZ0hC8kfW cqSpAI - Perdas na colheita da soja, saiba como identificar
Fonte: SARAN, P.E. Manual de identificação de percevejos da soja. Campinas: FMC,2008.

Insetos praga de final de ciclo, podem causar perdas nas vagens e nos grãos pouco antes da colheita. Neste caso, se destacam as espécies de lagartas Spodoptera frugiperda e Helicoverpa zea, o percevejo barriga verde Dichelops melacanthus e a cigarrinha do milho (Dalhulus maidis).

image - Perdas na colheita da soja, saiba como identificar
Fig.1: Adulto de cigarrinha do milho e ovo próximo à eclosão
Foto: Ivan Cruz

Já espécies associadas diretamente ao ataque de grãos causam danos no pós-colheita, como a espécie Sitophilus zeamais, popularmente conhecida como caruncho.

A incidência de pragas durante o armazenamento, pode aumentar devido a práticas erradas adotadas na pré-colheita e durante a colheita, como escolha da cultivar errada para a região ou quebra de grãos pelas máquinas.

Condições climáticas:

1455107882614 - Perdas na colheita da soja, saiba como identificar
Fonte: Moisés Cossetin/Maracaju (MS)

A ocorrência de chuva ou orvalho, aliada a altas temperaturas, diminui a qualidade da semente à medida que retarda a colheita.

O ideal é realizar a colheita, quando o grão da soja se encontra com umidade entre 13-15%.

Perdas durante a colheita

Estão relacionadas principalmente ao maquinário utilizado. O planejamento adequado auxilia na redução danos aos grãos e aumenta a eficiência da colheita. Vamos ver alguns pontos importantes:

Planejamento das máquinas:

É importante estimar a produtividade da lavoura para realizar o correto planejamento da necessidade das máquinas na colheita. Uma colheita não planejada, causa diversos prejuízos.

O atraso por falta de maquinário diminui a qualidade dos grãos, já o aumento da velocidade das máquinas para atender a demanda de toda a área, pode danificar os grãos, diminuindo a qualidade da produção.

Perdas na plataforma de corte:

É onde ocorre as perdas mais significativas, cerca de 80 a 85%. A regulagem incorreta da colhedora, quando incompatível ao espaçamento e número de linhas na lavoura, diminui consideravelmente a eficiência da colheita.

A regulagem da máquina é o fator que mais vai refletir nas perdas.

Todos os mecanismos da máquina devem ser regulados, mas os mais importantes são: corte e alimentação, de trilha, separação de limpeza.

Como calcular a perda pela colheita mecanizada?

O cálculo de perdas é bastante simples. Vamos ver:

  • Primeiro deve-se demarcar a área da lavoura de 1 ou 2 m2, na área em que a será realizada a colheita;
  • A máquina deve passar nessa área;
  • Após todos os grãos que estavam sobre o solo e/ou ainda presos as plantas devem ser coletados e pesados;

A fórmula do cálculo é simples, uma regra de 3, vamos ver um exemplo Se forem coletados 20g de grãos de soja foram coletados em uma área de 2m². 20g = 0,020 kg

0,020 kg ———————— 2m²

1x kg ———————— 10.0000 m² (1 ha)

1x = (0,020 x 10.000)

x = 100 kg ha-1

O resultado do cálculo mostra que, as perdas na colheita foram estimadas em, aproximadamente 100 kg ha-1, o que representa mais de uma saca por hectare.

Neste caso, o nível da perda vai depender da área produtiva, por exemplo, uma área que produz 60 sacas/ha, uma perda mínima seria de 5%, ou seja, 3 sacas de soja.

Em áreas que apresentam menor produtividade, perdas de mais de uma saca por hectare são consideradas elevadas.

Agora que você já sabe o que pode prejudicar a colheita e reduzir a produtividade, use a informação que passamos aqui para você garantir a produtividade da sua lavoura.

Continue nos acompanhando para saber mais sobre o cultivo da soja.

Banners AgroinovadoresLinha Equilibrium - Perdas na colheita da soja, saiba como identificar

Referências

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Circular Técnica – Determinação de Perdas na Colheita da Soja. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/97495/1/Manual-Copo-Medidor-baixa-completo.pdf

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Comunicado Técnico 271 – Perdas na Colheita da Cultura da Soja. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/79567/1/comunicado-271.pdf.

2 pensou em “Perdas na colheita da soja, saiba como identificar

  1. Olá eu já tenho esperiência em coletar perdas na colheita de soja,
    Resumindo tem algum curso preparativo para essa profissão? Ou alguma forma de ser um técnico nessa área

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo